Bem vindos ao Fishing Tips Brasil !!!

Fishing Tips Brasil é um blog dedicado exclusivamente à pesca esportiva, tendo como enfoque principal os torneios de pesca de tucunaré. Dicas, matérias, coberturas, vídeos e muito conteúdo para quem é apaixonado por competições de pesca ao tucunaré, o embaixador da pesca esportiva no Brasil!
Photobucket

sábado, 24 de dezembro de 2011

Preparação é tudo!!! – parte 4 – Final

Por ZezinhoVET

Estamos quase lá ! Nossos itens básicos estão quase todos prontos e revisados! Agora vamos abordar os seguintes itens:  snaps  e as iscas.

Snaps ou Grampos

Neste quesito temos disponíveis vários fabricantes e vários modelos. Não podemos esquecer que é mais um elo direto entre o peixe e o pescador. Então de nada adianta revisar e reforçar todos os itens se este for falho. Muitos não utilizam e preferem dar o nó direto na isca. Como foi dito na matéria “Quantos conjuntos levar em um torneio?” do nosso “pai da matéria” Leandro Couto, nos modelos de torneios do sudeste, são 2 ou 3 competidores por barco, o que não nos permite levar vários conjuntos, um para cada tipo de isca que iremos utilizas, diferentemente dos torneios americanos, que cada pescador chega a levar 12 conjuntos montados. No nosso caso então, cortar a linha e dar nó perde-se muito no período de torneio e o snap facilita muito a troca de isca e economiza muito tempo de pesca.

Outra questão é que não podem ser de grande tamanho e peso para que não altere o trabalho das iscas. Devem também fazer jus a funcionalidade que é trocar rápido a isca. Snaps muito duros podem ser resistentes, mas não funcionais.

Quando eu falo em snaps, para mim os snaps CCM são imbatíveis. Resistência e pequeno tamanho, além da facilidade de troca de iscas. Tanto no modelo tradicional (que é o que eu uso!) quanto no modelo engate rápido, ambos são confiáveis e funcionais.

Não esqueçam de revisar os nós entre o líder/multi e o snap. Eu utilizo sempre o nó palomar.

Iscas




É o engodo para atrair o peixe! Talvez eu considere este o item mais importante na captura dos peixes que nos consagrarão campeões do torneio. Da preparação envolve todas as suas iscas disponíveis. Todas devem ser avaliadas criteriosamente nos seguintes itens.

·         Se estão em condições de uso: avalie se estão rachadas, estufadas, se os pitões estão firmes, se a isca não entra água,  se nada bem. Conserte as que necessitam de reparo e elimine as que não se encaixam nas condições de uso.

·         Avalie a argolas (Split rigs). A maioria das iscas importadas e algumas nacionais não vêm com argolas de qualidade. De nada adianta reforçar os itens anteriores e pecar neste ítem também. Nas minhas iscas, todas, sem exceção, eu utilizo as argolas com travamento CCM. Esta não tem perigo pois quanto mais ela é forçada, mais os travamentos se fecham. Com resistência de 70 libras, rompe-se primeiro a vara, linha, líder, pitão,garatéia e ela ainda continua intacta. Portanto, muito segura.


·         As garatéias também devem ser revisadas. As originais das iscas, principalmente as importadas, nem sempre são confiáveis, na maioria das vezes muito frágeis. Eu utilizo as garatéias Eagle Claw, com resistência  de 4x para minhas pescarias e torneios de tucunaré, pois tem boa resistência porém são finas e afiadas, permitindo maior penetração com uma fisgada de menor impacto.

·         Se suas garatéias já são resistentes, é bom dar uma olhada se estão realmente afiadas. Talvez uma pequena lima ou um afiador resolva o problema, colocando-as em pleno uso.

Bom pessoal, essa foi a nossa revisão básica de tralha para um torneio. Abordamos ao longo destes 4 capítulos os itens indispensáveis para uma competição. É claro que devemos nos atentar para os acessórios, como alicates, fita métrica, puçá, e tantos outros itens que compõem nossa tralha de pesca em torneios. Lembrando que tralha boa é aquela que nós temos disponíveis no momento, pois é com ela que teremos que nos virar nas competições. Não se esqueçam de manter as carteiras de pesca em dia! No mais, boas pescarias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário