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terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Preparação é Tudo! - Parte 2

Anteriormente havíamos falado sobre os cuidados na preparação do barco e do motor no período que antecede o calendário de competições. Hoje falaremos sobre a carreta rodoviária, engate e o automóvel que utilizamos em nossas competições.


Preparação é tudo! – parte 2 – por ZezinhoVET

Antes de sair para um torneio, nos preocupamos com o barco (se o viveiro troca a água e oxigena, se o motor elétrico e motor de popa estão em pleno funcionamento, se as baterias estão carregadas, se os itens eletrônicos como GPS e sonar estão conectados e em condições de uso), mas esquecemos de que antes de “estar” na água é preciso “ir” ao local de pesca. Um longo período de preparação pode ser jogado “pelo ralo” por itens básicos, independente da pesca em sí. Por isso revisar os equipamentos que nos levarão ao torneio são tão importantes quanto o barco e os materiais de pesca. Estes são: Carreta Rodoviária, Engate e Condução. Cuidados periódicos e básicos destes itens são indispensáveis antes de sair para qualquer torneio e podem evitar aborrecimentos, desgaste emocional e gastos inesperados.

Carreta Rodoviária

·         Verificar toda instalação elétrica: luzes, bocal de engate, lentes.

·         Verificar condições dos rolamentos de roda. Se necessário for, promover limpeza destes e reengraxá-los ou dependendo, até troca-los.

·         Verificar sistema de frenagem da carreta (se houver)

·         Verificar sistema de amortecimento de impacto (amortecedores ou feixe de mola)

·         Verificar condições do berço onde vai o barco e se é compatível com a embarcação utilizada.

·         Verificar os pneus, que devem estar em condição de rodagem e calibrá-los.

·         Verificar o step e calibrá-lo.

·         Verificar o conjunto de engate se está de fato travando com segurança.

·         Verificar as condições da corrente que une o engate do carro à carreta, bem como do cadeado ou anilha.

·         Verificar a documentação, e mantê-la e dia.

Engate

·         Os engates convencionais normalmente tem especificação para arrasto de até 300 kg em carros de passeio e até 500 kg no caso de caminhonetes e utilitários grandes.  E muitas vezes nossos barcos ultrapassarão este peso podendo romper durante uma viagem e causar grandes acidentes. Recomendo ir às lojas especializadas e realizar uma customização de reforço no carro, principalmente no local de fixação central do engate que é onde na maioria das vezes ele à ruptura, mesmo que seu conjunto pese menos que a especificação do fabricante.

·         Revisar a compatibilidade da instalação elétrica com a carreta

·         Avaliar as condições do bocal de energia.

·         Avaliar as condições da “bola” do engate se está bem rosqueada e com grampo de segurança.



Condução (carro, caminhonete, jipe).


·         Se você tem conjunto de barco/motor/carreta acima de 300 kg é prudente que você tenha uma caminhonete ou jipe com motor igual ou superior a 2.0 com tração 4x4.

·         Fazer revisão periódica de todo o carro, principalmente embreagem,  luzes, freios e pneus.

·         Manter toda documentação em dia.

Um comentário:

  1. Parabens pelo Blog e pelos assuntos que voce aborda. São realmente importantes e pertinentes. Sucesso e que mais este espaço possa oferecer oportunidade de troca de informações e entretenimento.

    abs,

    luizao

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