Bem vindos ao Fishing Tips Brasil !!!

Fishing Tips Brasil é um blog dedicado exclusivamente à pesca esportiva, tendo como enfoque principal os torneios de pesca de tucunaré. Dicas, matérias, coberturas, vídeos e muito conteúdo para quem é apaixonado por competições de pesca ao tucunaré, o embaixador da pesca esportiva no Brasil!
Photobucket

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Preparação é tudo!!! – parte 3

Por ZezinhoVET

Agora com o barco, motor e a infraestrutura de logística revisados, é hora de avaliar os equipamentos e acessórios de pesca

Varas

·         Decidir criteriosamente quantas e quais varas você utilizará nas divesas etapas, avaliando as condições de pesca e tamanho de peixes de cada local.

·         Verificar a condição de cada uma delas, observando se não há trincas no blank, se os passadores estão em perfeitas condições, reel seat, rear grip e fore grip sem avarias.

·         Montar os conjuntos e testa-los várias vezes antes das competições, em caráter de avaliação e adaptação.

·         Acondicioná-las em tubo de transporte sempre que for viajar para as competições.

Carretilhas e Molinetes

·         Verificar compatibilidade com as varas utilizadas

·         Fazer revisão,  limpeza e lubrificação pelo menos a cada 6 meses, ou quando fizer necessário, principalmente antes das competições. Sempre com profissionais capacitados.

·         Mantê-las em “cases” de transporte quando for viajar e em capas de neoprane quando não estiverem sendo utilizadas.

Linhas

Este ítem é muito importante, pois é um dos elos entre o pescador e o peixe! Existem várias marcas, de várias composições, de vários fabricantes, de todas as cores, gostos e preço.  Em particular, hoje utilizo a multifilamento X-8 da SUMAX. Para as pescarias do sudeste, em se tratando de torneios, a libragem que julgo atender minhas expectativas é a 50lbs. Pois tem diâmetro razoável permitindo assim bons arremessos e resistência suficiente para forçar um peixe maior no caso de evitar que ele se enrosque em uma estrutura ou para evitar o desgaste físico do peixe. Esta linha não encharca de água, outra característica favorável para o baitcasting. De toda forma, alguns cuidados devem ser mantidos.

·         Manter o carretel da carretilha sempre cheio para melhores arremessos

·         Não utilizar linhas velhas ou de resistência duvidosa.

·         Não utilizar linhas com nós em seu meio

·         Revisar pelo menos os 5 primeiros metros de linha antes da pescaria, ou ainda durante a pescaria pelo menos 2 vezes, quando pegar algum peixe ou se submetida à alguma abrasão.

Líder

É um ítem que sua utilização varia de pescador para pescador. Alguns não gostam de usar, muitas vezes por não saberem dar os nós ou por achar que se rompem com facilidade ( na maioria das vezes se rompe no nó!). Eu os utilizo, principalmente em locais que mesmo pescando tucunaré pode entrar um dourado, piranha ou traíra. Além disso, locais com muita estrutura, principalmente pedras, o líder é de extrema importância. Em 2011, na etapa de Três Marias, o primeiro peixe que capturei com 46cm, entrou em um grande maliceiro e eu só consegui embarca-lo pois estava com um líder resistente que me permitiu arrancar com raiz e tudo o pé de malícia do fundo do lago. As vezes tem que ser bruto, vale tudo nessa hora! Sobre a bitola de líder, eu contrario a maioria dos pescadores: utilizo um líder Berkley Vanish 0,70mm. Muitos vão achar exagerado, mas explico o porquê. Baseado nas diversas pescarias que fiz tirei algumas conclusões:

·         Único líder que aguentou mordidas de dourados (peixes de 6, 7kg) direto na linha

·         Resistência próximo da linha  multifilamento (se eu colocar muito fino, nada adiantou uma linha 50 libras multi)

·         Consigo o mesmo desempenho de arremesso dos líderes mais finos, com maior resistência.

·         Não atrapalha o trabalho da isca, pois utilizo apenas 1,5m de líder.

Já utilizei líderes de 0,47mm até 0,70mm e nas minhas experiências, este último foi o que mais se encaixou no que eu preciso. Basta que se tenha um bom nó, de preferência o SF (super free) pra que permita menor atrito da linha nos passadores, permitindo maiores arremessos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário