Bem vindos ao Fishing Tips Brasil !!!

Fishing Tips Brasil é um blog dedicado exclusivamente à pesca esportiva, tendo como enfoque principal os torneios de pesca de tucunaré. Dicas, matérias, coberturas, vídeos e muito conteúdo para quem é apaixonado por competições de pesca ao tucunaré, o embaixador da pesca esportiva no Brasil!
Photobucket

domingo, 8 de janeiro de 2012

Sobre as cores dos jigs e tamanhos ideais!

por Flávio Tannús - Extreme Jig - Tradução de artigo



Tenha em mente dois fatores ao selecionar tamanhos.

1) Iscas menores são geralmente melhores e sempre que puderem, deveriam ser escolhidas.

2)Ser capaz de "sentir" a ação de um jig é essencial, mesmo que seja bem leve.

Esses dois fatores, são primordiais na escolha do tamanho do jig. Lembre-se que iscas menores, trabalho lento, aliado à baixa visibilidade, quase sempre são de maior eficiência do que as grandes iscas. Tenha isso em mente quando você seleciona tamanhos, mesmo que utilize materiais não tão leves. Sendo assim, você pode até pensar: "O que está acontecendo com o nado de minha isca? Acho que por estar ventando, eu deveria utilizar um jig mais pesado." Ou talvez você esteja pescando em maiores profundidades e selecione um jig mais pesado, por achar que o mais leve demora muito para afundar. Use um jig o mais leve possível, utilizando da maior atenção possível, para sentir o que está acontecendo.




 Uso de linhas mais pesadas, como shock leader de diâmetros maiores, afetam mesmo que pouco, a taxa de queda de um jig. Com prática, você poderá ter uma boa técnica para utilização de jigs de até 1/8 de onça e verão o quanto eles são produtivos. Levaremos em consideração que jigs de pequeno peso podem ter anzóis extremamente fortes. Não se deixe intimidar por alguém usando que utiliza iscas grandes, por acharem que peixes grande só atacam iscas grandes. Peixes atacam as presas mais vulneráveis.
Você tem que ter em mente, e isto é o mais importante: O jig é uma isca extremamente versátil, utilizado principalmente em dias frios, condições adversas, alterações bruscas da pressão atmosférica, onde os peixes estão extremamente inativos. Sendo assim, quanto mais vulnerável a presa estiver, maiores são as possibilidades de um ataque. Lembrando que em dias extremamente favoráveis à pratica da pesca, talvez o jig seja superior à qualquer outra isca artificial!

Como regra geral, as cores claras são uma boa opção para dias ensolarados. As cores escuras são melhores para dias nublados ou à noite.
Muitas vezes, a combinação de alguma cor escura utilizando brilhos também funcionam bem em dias claros. Forte luz solar é também uma condição boa para o brilho, usado na confecção dos jigs.



Os peixes preferem determinadas cores em algumas localidades sob condições específicas, mas preferências de cores são questões particulares, variando de pescador para pescador, sempre obedecendo uma lógica. Por exemplo: Alguém poderia utilizar um jig vermelho e preto, outros, um jig vermelho e marrom e isto é muitas vezes uma questão de preferência.

A claridade da água e a sua movimentação também afetam a quantidade de luz solar em relação à profundidade. Consideramos também outros fatores além de dias nublados, quando escolhendo uma cor do jig a ser usado. Por exemplo, um jig brilhante seria uma boa escolha para uma água escura ou lamacenta, mesmo em um dia nublado.

Segue abaixo uma tabela ilustrativa

Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário